sábado, 21 de fevereiro de 2015

Golfinho

O golfinho é um animal muito inteligente e amistoso. É também um nadador exímio e rápido. Está perfeitamente adaptado para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
   É um nadador privilegiado: às vezes, salta até cinco metros acima da água, pode nadar a uma velocidade de até 40km/h e mergulhar a grandes profundidades. A sua alimentação consiste em peixes e lulas. Pode viver de 20 a 35 anos. Vive em grupos, é um animal sociável, ao ponto de conviver com outras espécies animais.
   Em cativeiro é possível treiná-lo para executar uma grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. É extremamente brincalhão, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possui o extraordinário sentido de orientação por ecos, que utiliza para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas. 
   Em relação à reprodução, uma vez atingida a maturidade sexual, o golfinho procura uma fêmea para reproduzir. A forma de iniciar o contacto é mediante jogos. Depois nasce apenas um filhote de cada vez e a gestação dura em média 12 meses, dependendo da espécie. 
   O Golfinho é um mamífero e não um peixe. É um animal de sangue quente como o homem e dá à luz um filhote de cada vez.
Francisco Nunes, turma B, Santiago de Litém

Sem comentários:

Enviar um comentário